sábado, 4 de outubro de 2014

RMS Lusitânia







   
RMS Lusitânia





O Lusitânia foi um navio da Cunard Line(empresa competidora com a White Star Line) lançado ao mar em 1907 . Media cerca de 239 metros de comprimento , possuindo 4 chaminés e pesando cerca de 45.000 toneladas com 50 metros de altura .

O Lusitânia foi lançado juntamente com o RMS Mauretania , e ná epoca eram os maiores navios do mundo .

O navio contava com 4 hélices que eram movidas por motores que funcionavam à queima de carvão , como seus antecessores .


                                          O Naufrágio                                             


 

Durante a primeira guerra mundial , o RMS Lusitânia teve que zarpar no dia 01 de maio de 1915 , com destino à Liverpool , em seus porões haviam armamentos bélicos ( armas de fogo , granadas etc ... ) .


Sua tripulação havia recebido recados , alertando de que haviam submarinos alemães na área .


No dia 07 de Maio , ás 07:10 horas da manhã o Lusitânia foi atingido por um torpedo á estibordo
em sua quilha em direção com a chaminé número 1 e 2 , grande parte do casco foi rompida e o navio teve uma explosão interna em um dos compartimentos que carregavam material bélico agravando ainda mais o problema . As comportas á prova d´água não foram fechadas devido a falta de tempo e ao tumulto da tripulação , com os motores ainda ligados o Lusitânia vagava sem rumo no Oceano Atlântico .

O Lusitânia após ser atingido , vagando sem rumo .


O navio quase que imediatamente começa a se inclinar para estibordo , dificultando a movimentação em seu interior . A brusca inclinação do navio á estibordo dificultou a saída dos botes , e a atividade dos motores , ainda ligados , apenas piorava a situação , além disso o navio também afundava , então sua proa era puxada para baixo enquanto a popa subia .


A maioria dos passageiros da terceira classe já estavam condenados , a já tomava quase todos os seus alojamentos internos , morriam ou por afogamento ou por hipotermia nas águas geladas do atlântico , às 1h31 da tarde as luzes da terceira classe se apagam devido a um incêndio próximo a os geradores elétricos .

 Ás 1h39 da tarde o primeiro bote salva vidas foi lançado com 45  pessoas , mas o caos já tomava conta de tudo , em meio a pressa alguns botes saíram com lotação superior á suportada e viraram derrubando pessoas na água.
       Não havia mais o que fazer , a água já atingia o convés dos botes , o navio era submetido a uma inclinação cada vez maior, os passageiros caíram e escorregavam pelo convés , a luta para chegar a popa era constante .
    As hélices do navio  já expostas. Ao chegar em um ponto crítico da inclinação o RMS Lusitânia vira por completo .
caindo de lado na água .


    Até que finalmente , é engolido totalmente pela água desaparecendo no atlântico , levando consigo 2012 vidas , aonde apenas 723 foram salvas .
O navio chegou a um ponto de inclinação ao mesmo tempo que afundava , onde virou por completo
e literalmente caiu de lado na água .

Apesar de tudo o Lusitânia afundou em apenas 18 minutos , não pelo míssil mas por erros humanos .
O RMS Lusitânia em seus últimos momentos acima da superfície,
no estágio final da inclinação , o navio cai de lado na água .
(imagem representa os momentos após a queda de lado no navio).


FIM .














Nenhum comentário:

Postar um comentário