sábado, 10 de agosto de 2013

A maior tragéia do mar : Whilhelm Gustloff .




Hoje trago a vocês um post que irei falar sobre o pior naufrágio da história , pior que o próprio titanic .
O navio Whilhelm Gustloff servia como navio hospital durante a segunda guerra mundial , nele moravam refugiados e soldados feridos o navio servia também como navio hospital e abrigava mais de 9000 pessoas que fugiam da guerra .
Em  12 de Abril de 1945 Hitler inicou a operação Hannibal na qual ele afundaria o navio que transportava milhares de refugiados , feridos e soldados.Quando em certa noite perto da costa Polonesa os tripulantes do Whilhelm Gustloff avistaram um submarino caça-minas em que logo acenderam suas luzes de navegação na tentativa de impedirque fossem atingidos sinalizando que não eram inimigos , porém este foi o grande erro já que o Submarino alemão S13 avistou as luzes de navegação e lançou 4 torpedos em direção a proa do navio , apenas 3 acertaram.
    E rapidamente o navio começou a virar para bombordo dificultando seriamente na partida dos botes , não demoraria muito para que o navio estivesse completamente virado , as pessoas tentavam se salvar subindo até a lateral do navio.

Discretamente a popa começava a subir enquanto o navio afundava e a inclinação ficava cada vez maior , enquanto pessoas caiam pelo convés. Não demorou muito até que todo o navio estivesse completamente virado .


Agora quase não haviam chances de não cair pelo convés e logo depois , no mar gelado ...
A opção era tentar se manter segurado nos convéses ou aceitar sua morte .



Infelizmente o navio afundou em 1 hora e 2 minutos levando consigo mais de 9000 vidas.
O navo hoje se encontra partido em 3 partes na qual a popa se encontra em boas condições e a parte do meio do navio se encontra desmoronada .

Representação gráfica do navio Wilhelm Gustloff afundado.

Acima vemos a popa do navio Wilhelm Gustloff.





Abaixo veremos um esquema que mostra como possivelmente o navio foi atingido.

Bom por hoje é só , muito obrigado por verem . Até mais ...